Pular para o conteúdo

Por que usar o Google Analytics? Veja 8 motivos

Ferramentas de web analytics são utilizadas para coletar, organizar e apresentar dados sobre a performance do site e a atividade dos usuários. Com elas mensuramos o impacto que esforços de marketing, SEO e conteúdo tem sobre nosso site. Com a informação em mãos, podemos direcionar estes esforços de forma cada vez mais eficaz.

Existem várias ferramentas de web analytics, algumas pagas (Adobe Analytics, Angelfish) e outras gratuitas (GoingUp, Heap, Google Analytics), cada uma com suas vantagens e desvantagens. Então…

Por que usar o Google Analytics?

  1. Ele é grátis*

Google Analytics é grátisOk, só isso não é um motivo bom o suficiente para usar uma ferramenta, principalmente uma que vai ajudar a tomar decisões de negócio. Mas os motivos que veremos a seguir justificam a gratuidade no primeiro lugar da lista.

*Sim, também há a versão paga do Google Analytics. Ela possui alguns recursos a mais, além de comportar muito mais hits do que a versão gratuita. Ainda assim, a versão grátis contém vários relatórios e possibilidades de customização para a mensuração de sites e aplicativos.

 

  1. É fácil de usar

Menu Google AnalyticsA interface do Google Analytics é bastante amigável, além de contar com um campo de busca onde é possível procurar pelos relatórios desejados. Ele também tem arquivos de ajuda compreensíveis, capazes de auxiliar até marinheiros de primeira viagem com a implementação da ferramenta. Não gosta de ler? Os arquivos de ajuda incluem vídeos para guiar os usuários, e você não paga para acessá-los.

Outros pontos que contam a favor da ferramenta são o Google Analytics Academy, com conteúdo em português, e a conta de demonstração do Google Analytics, onde podemos visualizar todos os relatórios, integração com Google AdWords, metas e tudo o que a conta gratuita oferece.

 

  1. É de fácil implementação

Google Analytics é de fácil implementaçãoAo criar uma conta do Google Analytics você recebe um código que deve ser colocado em todas as páginas que você deseja analisar. Com isso você começa a coletar dados como número de sessões, usuários, dispositivos, páginas mais e menos visualizadas, entre outros.

Para ter acesso a todo o potencial da ferramenta outras configurações são necessárias. As informações básicas requerem apenas a instalação da tag de acompanhamento para serem coletadas.

 

  1. Integração com outros produtos Google

Google AdSenseÉ possível visualizar dados de outras ferramentas do Google, como o AdWords, AdSense e o Search Console, dentro do Google Analytics.

Ao vincular contas relevantes, você consegue ver o que está acontecendo em vários ambientes com acesso a análises mais profundas.

 

  1. Permite a personalização de relatórios

Por que usar o Google Analytics: permite a personalização de dashboards e relatóriosAlém da vasta gama de relatórios padrão que o Google Analytics oferece, também é possível criar e personalizar seus próprios painéis (dashboards) e relatórios.

Com uma interface drag and drop, você escolhe as dimensões, métricas e filtros que deverão ser utilizados. Com isso, economiza tempo ao ter os relatórios que você mais usa a um clique de distância.

 

  1. Permite mensurar a busca interna

Por que usar o Google Analytics: ele mostra as buscas internas do siteEntender como os usuários estão usando o seu site é fundamental para melhorar a usabilidade e tornar o conteúdo cada vez mais atrativo e fácil de usar. Uma das maneiras de fazer isso é analisando a forma como a busca interna do site está sendo utilizada.

– Há muitas sessões com busca (os usuários precisam usar a busca para encontrar o que procuram)?
– As buscas estão sendo refinadas (o resultado da primeira busca é satisfatório)?
– Os usuários continuam navegando após realizar uma busca (eles estão encontrando o que procuram)?

 

  1. Mostra dados demográficos e geográficos do seu público

Por que usar o Google Analytics: dados geográficos e demográficosNo Google Analytics você encontra relatórios sobre o seu público, tais como o idioma, local de origem (cidade, estado, país), faixa etária, sexo e interesses comuns.

Com essas informações é possível falar com seus usuários de forma mais personalizada. Seja direcionando campanhas para regiões específicas, seja focando em conteúdo voltado para determinado sexo ou faixa etária, por exemplo.

 

  1. É utilizado por mais de 30 milhões de websites em todo o mundo

De acordo com o site Built With, mais de 30 milhões de sites utilizam o Google Analytics como ferramenta de web analytics. Além de ser um forte indicativo da confiabilidade da ferramenta, isso mostra que o Google tem uma grande base de usuários fornecendo feedbacks e sugestões de melhoria da ferramenta. Desde o seu lançamento até hoje, o Google Analytics já recebeu muitas melhorias, alterações de interface e novos relatórios.

 

Deixe um comentário