A resposta simples para essa pergunta é: porque com web analytics você consegue entender como seu site ou app está sendo encontrado e utilizado.
Web Analytics (também chamado de Digital Analytics) engloba a coleta, mensuração, visualização, análise e interpretação de dados digitais. Com isso, é possível entender o comportamento do usuário em sites, sites mobile e aplicativos mobile. Tendo essas análises em mãos, conseguimos melhorar a experiência do usuário, além de otimizar a taxa de conversão de sites e aplicativos, o ROI do marketing, a oferta de conteúdo e a performance do seu negócio como um todo.
Segundo Avinash Kaushik, evangelizador do Google Analytics e especialista em marketing digital:
“Web Analytics é a análise dos dados qualitativos e quantitativos de seu site e dos concorrentes, para conduzir uma melhoria contínua na experiência online de seus clientes e dos clientes em potencial, o que se traduz nos resultados que você deseja online e offline”.
Criando valor a partir de Web Analytics
Ao começar a coletar e mensurar dados digitais, você vai notar que o volume de informações é enorme. Usuários, acessos, fontes de tráfego, tempo na página… Mas sem uma boa estratégia de mensuração e análise, os dados não têm muita utilidade. Para realmente obter valor a partir dos dados coletados, eles precisam informar algo além de um número.
- Como aumentar as vendas?
- Como melhorar a eficiência do marketing digital?
- Como providenciar uma boa experiência para os meus usuários?
- O que preciso fazer para diminuir a taxa de abandono de carrinho?
- Qual é o meu melhor conteúdo e o que posso fazer para replicar seu sucesso?
- As mudanças que fiz no meu site deram certo? Por quê?
Uma boa ferramenta de Digital Analytics ajuda a responder a estas e a muitas outras perguntas. Se você não sabe por onde começar, que tal o Google Analytics?
Basicamente, através da coleta, visualização e análise dos dados é possível ter insights e orientações preditivas baseadas em fatos já ocorridos. Ou seja, analisando resultados anteriores é possível inferir quais serão os resultados seguintes.
Por exemplo: vamos supor que temos dados sobre dois anúncios que foram veiculados online. Um deles tem fundo azul e o outro tem fundo vermelho. Com web analytics, sabemos que o de fundo azul teve uma performance melhor, tanto em cliques quanto em vendas. Assim, sabemos que o fundo azul é melhor do que o vermelho e passamos a usar mais o fundo azul e menos o fundo vermelho.
Testando os comentários!