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Web Analytics: por que preciso dele em meu negócio?

A resposta simples para essa pergunta é: porque com web analytics você consegue entender como seu site ou app está sendo encontrado e utilizado.

Web Analytics (também chamado de Digital Analytics) engloba a coleta, mensuração, visualização, análise e interpretação de dados digitais. Com isso, é possível entender o comportamento do usuário em sites, sites mobile e aplicativos mobile. Tendo essas análises em mãos, conseguimos melhorar a experiência do usuário, além de otimizar a taxa de conversão de sites e aplicativos, o ROI do marketing, a oferta de conteúdo e a performance do seu negócio como um todo.

Segundo Avinash Kaushik, evangelizador do Google Analytics e especialista em marketing digital:

“Web Analytics é a análise dos dados qualitativos e quantitativos de seu site e dos concorrentes, para conduzir uma melhoria contínua na experiência online de seus clientes e dos clientes em potencial, o que se traduz nos resultados que você deseja online e offline”.

Criando valor a partir de Web Analytics

Web Analytics pode identificar problemas no funil de compras

Ao começar a coletar e mensurar dados digitais, você vai notar que o volume de informações é enorme. Usuários, acessos, fontes de tráfego, tempo na página… Mas sem uma boa estratégia de mensuração e análise, os dados não têm muita utilidade. Para realmente obter valor a partir dos dados coletados, eles precisam informar algo além de um número.

  • Como aumentar as vendas?
  • Como melhorar a eficiência do marketing digital?
  • Como providenciar uma boa experiência para os meus usuários?
  • O que preciso fazer para diminuir a taxa de abandono de carrinho?
  • Qual é o meu melhor conteúdo e o que posso fazer para replicar seu sucesso?
  • As mudanças que fiz no meu site deram certo? Por quê?

Uma boa ferramenta de Digital Analytics ajuda a responder a estas e a muitas outras perguntas. Se você não sabe por onde começar, que tal o Google Analytics?

Basicamente, através da coleta, visualização e análise dos dados é possível ter insights e orientações preditivas baseadas em fatos já ocorridos. Ou seja, analisando resultados anteriores é possível inferir quais serão os resultados seguintes.

Por exemplo: vamos supor que temos dados sobre dois anúncios que foram veiculados online. Um deles tem fundo azul e o outro tem fundo vermelho. Com web analytics, sabemos que o de fundo azul teve uma performance melhor, tanto em cliques quanto em vendas. Assim, sabemos que o fundo azul é melhor do que o vermelho e passamos a usar mais o fundo azul e menos o fundo vermelho.

 

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